NEIDE ALÉM DA POESIA

 ALÉM DA POESIA

Ao idealizar PRETARTE, não imaginava passar por determinados apuros. Falar da trajetória de pessoas tão talentosas e tão ricas interiormente é sempre um grande desafio. A cada ensaio, um novo mundo se descortina a minha frente. Pessoas cujo potencial é impossível de se imaginar apenas acompanhando seus trabalhos. Suas obras, por mais que possam fazer brilhar nossos olhos, tocar nossas almas, alegrar nossos ouvidos ou fazer nosso corpo entrar em mágico estado de frenesi, são demasiado ínfimas diante do grande ser que habita no interior desses monstros sagrados da arte e da cultura preta contemporânea.

Quando me preparo para escrever sobre o próximo personagem do projeto Pretarte, sou envolvido por um misto de receio e ansiedade que exige grande empenho para ser superado, porém hoje senti o desafio se potencializar enormemente.

Já se vão alguns anos que acompanho e fotografo o trabalho de vinte e um dos vinte e dois artistas que participam deste projeto, porém o belo trabalho e o talento de  Neide Almeida só recentemente tive oportunidade de conhecer, não bastasse a dificuldade de escrever a cerca e alguém recém chegado ao círculo de artistas que abrilhantam meu trabalho, sinto o peso  e a responsabilidade de estar diante de uma escritora, alguém que domina com maestria o encantador mundo das palavras.

Apesar de conhecer Neide a poucos meses, durante os quais tive a oportunidade de estar com ela em apenas três breves encontros, foi suficiente para descobrir que estava diante de alguém cuja história transborda uma riqueza sem igual, que teve início nos tempos de menina.

Neide descobriu a magia dos livros ainda na infância, e a leitura se tornou sua grande paixão. Frequentadora assídua da biblioteca do bairro em eu morava, Neide passava horas se deleitando com o acervo, do qual se sentia quase dona, em razão da baixa frequência de público nas dependências da biblioteca e quando retornava para casa, carregava consigo alguma obra que rapidamente consumia no aconchego do lar. Com tamanho interesse pelo mundo que habitava a página dos livros, não tardou para que a jovem Neide fizesse seus primeiros registros, dando vida à brancura inerte das folhas de papel.

O tempo passou, a menina cresceu, amadureceu, se tornou mulher e a mulher se fez poeta, detentora de um rico acervo pessoal construído ao longo dos anos. Não bastasse o brilho de suas poesias, recentemente Neide teve alguns de seus poemas musicados pelo também talentosíssimo músico Renato Gama amplificando a beleza de seus versos.

Como todo amante da leitura, Neide é uma formadora de opinião e a poesia é apenas a ponta do iceberg que é sua brilhante carreira.

Graduada em sociologia pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo e mestre em Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, atua como escritora, docente e consultora em leitura, literatura e relações étnico-raciais, pesquisadora, coordenadora do Núcleo de Educação do Museu Afro Brasil além de militar pela causa negra, da mulher e movimentos sociais.

Lápis e caderno sem pauta sempre em sua bolsa, registra poeticamente os fatos e as emoções de seu dia a dia, poemas que falam de coisas que guardamos secretamente no fundo de nossas pretas almas.

Recentemente Neide lançou o livro Nós 20 poemas e uma Oferenda, ilustrado com trabalhos de sua filha Laura Erremays  e ricamente prefaciado por Lívia Natália, que sabiamente escreve “os poemas são um Ebó de pimenta da costa, que limpa a boca, afia a língua, lava a garganta e liberta o canto da poeta para nossos ouvidos.”

 

Nós

Despida de antigos conselhos

abro o copo

e incorporo

os santos que me pedem abrigo.

Me desfaço de laços

e me cubro apenas

com a delicadeza de panos atados

por precisos nós.

Neide Almeida

Finalizo sugerindo a leitura de Nós 20 poemas e uma Oferenda e do artigo Letramento racial: um desafio para todos nós

 

Osmar Moura

dezembro de 2018

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: conteúdo protegido!